Página do Verbetógrafo
 
Cara(o) verbetógrafa(a) ou candidata(o),
 
Para propor a redação de neoverbete para a Enciclopédia da Conscienciologia, por favor siga os procedimentos abaixo; caso você já tenha iniciado o processo, veja em qual ponto do passo a passo se encontra no momento e continue
a partir daí:
 
01. Arquivos. Faça o download do Manual de Qualificação dos Verbetes e dos Requisitos Básicos para Entrega de Neoverbetes. A apostila do curso Verbetografia é também recurso indispensável para quem já a possui; no momento a versão impressa não está à venda, mas estamos verificando se a versão digital atualizada poderá ser diposnibilizada para download.

02. Estudo. Estude detalhadamente os documentos acima.
 
03. Títulos. Pense em aproximadamente 3 títulos de interesse pessoal para redação de neoverbete (títulos sobre temas já comuns na Conscienciologia, mesmo ainda não publicados na condição de verbetes, terão poucas chances de serem aceitos; estamos procurando assuntos novos ou ainda não explorados sob a abordagem conscienciológica).
 
04. Semelhança. Faça o download da Lista de Verbetes Publicados e verifique se não há títulos semelhantes aos de interesse pessoal em ambas as listas.
 
05. Solicitação. Escreva para  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  incluindo o nome completo, a lista de títulos de interesse pessoal (apenas os disponíveis) com respectivas definições preliminares, a cidade e o estado de residência. A listagem será apresentada ao Prof. Waldo Vieira para escolha de apenas 1 dos títulos.
 
06. Aprovação. Aguarde o contato de comunicação do título aprovado. Os demais títulos não escolhidos podem ser reapresentados após a conclusão do neoverbete atual, após o verbetógrafo checar novamente a Lista de Verbetes Publicados.
 
07. Instrumentos. Faça o download dos seguintes instrumentos adicionais, imprescindíveis à redação do neoverbete:
08. Verbetografia. Ao verbetógrafo novato é extremamente recomendável a participação no curso Verbetografia, oferecido pelo CEAEC. Para mais informações, escreva para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou ligue para (45) 3525-2652. Seguem abaixo os links para as aulas abertas online do curso na versão intensiva semi-presencial, ocorridas em Fevereiro de 2011:
09. Publicações. Outros 3 importantes recursos para a escrita conscienciológica são:
  •  O livro Redação e Estilística Coscienciológica, de Marina Thomaz e Antonio Pitaguari, publicado pela Associação Internacional Editares e disponível para aquisição neste link (site Shopcons) ou na livraria Epígrafe, (45) 3525-0867, no CEAEC.
  • O livro Manual de Redação da Conscienciologia, de Waldo Vieira, também publicado pela Editares e disponível para aquisição neste link (site Shopcons) ou na livraria Epígrafe.
  • As edições da revista Scriptor, da União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON), com artigos sobre a escrita redigidos por autores com livros publicados de Conscienciologia, disponível gratuitamente para download neste link .
10. Enciclopédia. Todos os subsídios listados nesta página, obviamente, servem de base de apoio para a compreensão da principal ferramenta disponível hoje para o verbetógrafo conscienciológico candidato: a leitura detalhista da própria Enciclopédia da Conscienciologia. Visite a página de downloads dos verbetes diários ou adquira, na livraria Epígrafe, o DVD com os verbetes já publicados, inlcuindo poderosa ferramenta de busca de conteúdo.
 
11. Entrega. Ao concluir o neoverbete, verifique novamente o atendimento aos Requisitos Básicos para Entrega de Neoverbetes e faça o encaminhamento conforme as indicações contidas neste documento.
 
 
Boa Escrita!
 
Equipe de Revisores dos Neoverbetes dos Verbetógrafos da CCCI
 
 
A Equipe de Revisores dos Neoverbetes dos Verbetógrafos da CCCI, responsável por esta página, é componente do grupo de equipes técnicas especializadas do Holociclo, no CEAEC.